domingo, 14 de outubro de 2012

Cinema e educação


         Cada vez mais observamos a utilização de vídeos (curtas ou longa metragens) como recurso didático em sala de aula, seja ela real ou virtual. E não a toa, a educação audiovisual, segundo especialistas, tem um forte potencial de mobilização de diferentes sentidos (visual e sonoro) favorecendo uma melhor  retenção de assuntos na memória. Um  argumento a mais pra quem é um apreciador da sétima arte. Então, por que não compartilhar também no blog algumas dicas de filmes? O que é também uma forma de registro de achados preciosos.
      Começo com o filme "Machuca" (Chile), uma narrativa envolvente  e ao mesmo tempo reveladora de distintos modos de vida, decorrentes de desigualdades entre classes sociais, de estudantes chilenos. Lutas de classes e reprodução social na escola dão o tom ao filme, tendo como pano de fundo uma crise política e econômica na sociedade chilena de 1973. 
     O filme aborda corajosamente a construção de laços de amizade entre dois adolescentes pertencentes a mundos sociais diversos.: Gonzalo, um garoto de 11 anos, classe média e aluno do mais tradicional e prestigiado colégio de sua cidade e Pedro Machuca, também 11 anos, morador de uma favela no Chile, que passa a frequentar o mesmo colégio de Gonzales por meio de uma bolsa de estudos. Dessa amizade, emergem situações de estranhamento de seu lugar social, descobertas e, também, atitudes de companheirismo e solidariedade. Uma obra prima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário