A postagem é complementar a discussão proposta no fórum de discussão do Solar. Dentre os motivos elencados sobre o problema da evasão no ensino a distância, pesquisas recentes apontam como possíveis causas:
- A falta da tradicional relação face-a-face entre professor e alunos, pois neste tipo de
relacionamento julga-se haver maior interação e respostas afetivas entre os envolvidos
no processo educacional;
relacionamento julga-se haver maior interação e respostas afetivas entre os envolvidos
no processo educacional;
-Insuficiente domínio técnico do uso do computador, principalmente da Internet, ou seja, a inabilidade em lidar com as novas tecnologias cria dificuldades em acompanhar as atividades propostas pelos cursos a distância como: receber e enviar e-mail, participar de chats, de grupos de discussão, sugerir links etc.;
-Ausência de reciprocidade da comunicação, ou seja, dificuldades em expor ideias numa
comunicação escrita a distância, inviabilizando a interatividade;
- A falta de um agrupamento de pessoas numa instituição física, construída socialmente e
destinada, muitas vezes, à transmissão de saberes, assim como ocorre no ensino
presencial tradicional, faz com que o aluno de EaD não se sinta incluído em um sistema
educacional. (COELHO, 2002).
Fonte: Revista Científica de Educação a Distância. http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=viewFile&path[]=101&path[]=96
Nenhum comentário:
Postar um comentário